"Damião, o santo de Molokai" é um filme que tem como cenário o lindo arquipélago do Havaí, no Pacífico Norte. Molokai é uma ilha, isolada do resto do arquipélago, que na época era destinada às pessoas que contraiam a lepra. Ali elas ficavam isoladas até a morte.
O filme narra a verdadeira e emocionante história de Padre Damião, jovem sacerdote belga, que dedicou a sua vida aos leprosos na ilha de Molokai. Com fé e amor, Damião levou o conforto da religião aos necessitados, além da certeza de que a solidariedade e a compreensão são um terreno fértil onde germina o respeito à dignidade humana. O padre Damião nos mostra que o amor não conhece obstáculos ou fronteiras, mesmo em condições precárias com pessoas mutiladas e destruídas pela lepra.
Além da história de Damião, o filme revela a comovente grandeza de pessoas que deixaram tudo, para dar o melhor de si àqueles que o mundo isolou para esquecer: estas são a irmã Marienne e outras religiosas que aderiram à missão. A maior parte desta obra, oferecida em VHS e também em DVD, foi rodada na própria ilha Molokai. Embora chamada "ilha da morte", nela ressurgiram a vida e a esperança, iluminadas pela presença deste santo homem: Damião de Molokai. |